domingo, 12 de agosto de 2007

ESPECIAL PARQUES CURITIBA - JARDIM BOTÂNICO







Cartão-postal mais famoso da cidade, o Jardim Botânico ou simplesmente Botânico como é chamado pelos curitibanos, é um dos parques mais tradicionais da cidade.
Localizado próximo ao tubo do biarticulado, que leva o seu nome, essa área verde oferece pista de caminhada ou cooper, loja de lembrançinhas que os turistas adoram, lanchonete, espaço cultural, espaço para exposições e artesanato, além de lagos cheios de patos, rodeados por cotias, e sobrevoados pelos pássaros da região, incluindo sabiás e o pouco amigável quero-quero que ameaça os passantes caso circulem próximo ao seu ninho.
Aos finais de semana curitibanos da região do Capanema, Alto da XV, Cristo Rei, e outros bairros adoram passear por ali, sem dispensarem uma visitinha (nem que seja pela quintagésima vez) á famosa estufa, aonde ficam diversas espécies vegetais que podem ser admiradas de perto ou de cima, através da passarela de arame construída la dentro. Delírio dos turistas, é também a estátua da mulher nua com seu filho (ver foto acima), sempre sendo banhada pela água doce do chafariz no qual se encontra.
Como o nome sugere não poderiam faltar espécies da flora local. Figura majestoso entre as maravilhas botânicas do nosso Jardim outro cartão-postal, (símbolo não só da capital como de todo o estado), o pinheiro-do-paraná.

VOLTINHA no Jardim...

BOM PARA:
caminhadas
cooper
fotos
tarde com a família
levar turistas
compra de souvenirs
excursões de colégios

PONTO FORTE:
a vista de frente da estufa, rodeada por flores. (foto)
PONTO FRACO:
baixa variedade de flora. O nosso Botânico fica até apagadinho, se comparado ao do Rio de Janeiro,com seus 8200 exemplares.

DIFERENCIAL:
as exposições focadas em temas ambientais que promovem a preservação.
COMO CHEGAR:
Biarticulado Centenário ou Capão da Imbuia até o tubo Jardim Botânico.ou ônibus da Linha Verde.
QUANDO IR:
Nos finais de semana com a família ou nos outros dias para caminhar e relaxar á beira do lago.
Árvore-símbolo paranaense, o pinheiro-do-paraná ou araucária, enfeita ainda mais a paisagem do Botânico.

Nenhum comentário: